Ômega 3 e seus benefícios

Ômega 3 e seus benefícios

Saiba como o ômega 3 ajuda sua saúde

Médicos e nutricionistas dizem que alimentos ricos em ômega 3 são excelentes para a saúde. O seu consumo moderado ajuda no funcionamento do cérebro, melhorando a memória. Alguns alimentos podem ser usados como complemento terapêutico da depressão e nos tratamentos de inflamações crônicas, caso da tendinite, por exemplo.

Alguns peixes como o salmão, sardinha e atum são ricos em ômega 3, e devem ser consumidos pelo menos 2 vezes por semana, mas alguns nutricionistas recomendam que o alimento não seja feito em alta temperatura, como é o caso das frituras. Existem ainda as sementes de linhaça e chia que concentra um alto valor do nutriente. Você ainda pode optar pelos suplementos de ômega 3 em cápsulas, que devem ser tomados com orientação de um médico ou nutricionista, preferencialmente.

O doutor Patrick Rocha, médico e presidente do Instituto Nacional de Estudos da Obesidade e Doenças Crônicas (INEODOC), explica que o ômega 3 é um óleo poli-insaturado com nutrientes fundamentais para o corpo. Ele diz que pesquisas recentes da Universidade de Harvard mostram que o ômega 3 tem diversos benefícios que atua como anti-inflamatório, trata e previne doenças autoimunes como Lupus, artrite reumatóide e outras. Vale lembrar ainda que cientistas têm feito estudos no tratamento e na prevenção de diversas modalidades de câncer.

Segundo especialistas há uma grande parcela da sociedade que tem deficiência de ômega 3 no organismo. “Poucas pessoas sabem, mas a deficiência de ômega 3, seja pelo excesso de ômega 6 que consome o ômega 3, ou seja, pela pouca ingestão de alimentos ricos em ômega 3, causa um estado inflamatório persistente no corpo, que aumenta a chance de ganhar peso, além de adquirir diabetes e outros problemas como a síndrome metabólica, uma mistura de diabetes, pressão alta e triglicerídeos no sangue alto.”, esclarece o doutor Rocha, que ainda diz: “O corpo precisa de ômega 3 para diminuir a inflamação, de prevenir doenças e promover o emagrecimento saudável. Algumas funções do ômega 3 no metabolismo do organismo ajuda melhorar a ação da insulina, que é necessário para o metabolismo celular e também fundamental para a comunicação entre as células. Além disso, contribui para o funcionamento das mitocôndrias – respiração da célula, e na diminuição dos níveis de triglicerídeos, importantíssimo para emagrecer com saúde.”, finaliza o doutor.

Benefícios

Os benefícios são inúmeros e surpreendentes. Médicos e nutricionistas apontam alguns como: a diminuição do desconforto da TPM, favorecimento da memória, fortalecimento do cérebro, no combate a depressão, combate de doenças inflamatórias, diminuição do colesterol, melhora na capacidade de aprendizado das crianças, melhora na performance de atletas profissionais, diminuição das crises de asma, ajuda no combate à diabete e auxilia no combate à osteoporose, pois aumenta a absorção do cálcio.

A nutricionista Tatiana Zanin, revela que para consumir ômega 3 é necessário levar em conta a idade, pois  há uma dose diária recomendada para cada faixa etária. Tatiana comenta que existem alimentos enriquecidos nas versões com ômega 3 como manteiga, leite, e são uma boa forma de aumentar o consumo desse nutriente anti-inflamatório. Abaixo segue uma tabela que a nutricionista fez questão de informar.

Faixa etária Quantidade necessária de ômega 3
Bebê até 1 ano 0,5 g por dia
Entre 1 e 3 anos 40 mg por dia
Entre 4 e 8 anos 55 mg por dia
Entre 9 e 13 anos 70 mg por dia
Entre 14 e 18 anos 125 mg por dia
Homens adultos 160 mg por dia
Mulheres adultas 90 mg por dia
Mulheres na gravidez 115 mg por dia

Guia completo

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