Os desafios de controlar o orçamento familiar

Vivemos em um sistema capitalista. Ele nos induz a consumir as novidades que o mercado oferece. Para isso é necessário ganhar dinheiro, pois, o sistema em si não é ruim, mas, o problema é quando não conseguimos controlar nossos sonhos de consumo. Esses sonhos, muitas vezes, obscurecem nosso entendimento orçamentário nos fazendo gastar mais do que ganhamos. Nessa fase entramos no chamado déficit nas contas.

Uma boa maneira de não entrar nessa armadilha do consumismo é elaborar uma planilha financeira. Existem empresas especializadas que oferecem sistemas para calcular suas finanças. Se você tem condições de investir isso lhe ajudará a curto ou médio prazo a equilibrar seus recursos. Agora se você não tem condições de investir nesse tipo de sistema, então, experimente uma planilha simplificada que pode lhe ajudar nesse controle. Clique aqui e baixe uma Planilha de Controle Financeiro gratuita que pode ser muito útil nessa fase.

A planilha não é seu lembrete de ganho mensal, uma vez que tenha salário fixo. Ela lhe ajuda no controle de gastos ou investimentos. Se você é uma pessoa que tem ganhos variáveis, essa ferramenta pode contribuir no equilíbrio das contas fixas existentes. Vale lembrar que a planilha por si mesma não faz nada por você. É necessário criar uma disciplina, incluir um novo hábito. Exemplo: Sabe aquela saidinha rápida para comprar alguma coisa – bala, chicletes, barrinha de cereal ou de chocolate, refrigerante, água mineral, etc. – que possa tirar você do stress do momento? Coloque no seu controle diário. Aquela pizza no final de semana, ou churrasco? Anote isso também. Por que ter esse tipo de controle sistemático e que no início nos aborrece muito? Simples, para realizar nosso sonho de consumo sem que isso nos faça ficar em déficit.

A vantagem de ter uma planilha financeira é quando você chega no final do mês e descobre se seu saldo fica ou não positivo. Quais foram os gastos desnecessários que podem ser reajustados para o próximo mês, e quais foram os melhores investimentos realizados em períodos pré-determinados.

Baixe gratuito a Planilha de Controle Financeiro. Nesse arquivo você vai encontrar vários campos que podem lhe ajudar a ter um controle melhor de seus ganhos e gastos. Ao abrir o arquivo, você pode mexer nos campos – incluindo ou deletando informações que correspondam a sua realidade familiar. Exemplo: Nas receitas você pode ter um salário fixo, mas também pode entrar recursos de aluguel de algum imóvel que tenha. Nas despesas talvez você tenha custo de manutenção da piscina. Enfim, o arquivo disponível está aberto para você fazer as alterações que se adequam a sua necessidade.

Dicas

Uma boa dica para ter sucesso no controle financeiro, e deixar sua planilha na ‘nuvem’. Muitas vezes você está em trânsito e não conseguirá memorizar todas as despesas do dia para quando chegar em casa atualizar as receitas ou despesas na planilha, a não ser que você tenha uma excelente memória. Ao colocar seu arquivo na ‘nuvem’, você pode lançar suas despesas diárias no tablet ou smartphone de onde você estiver, mantendo assim sua planilha atualizada. Se você não tem essa alternativa, então anote tudo em algum lugar – agenda, celular, caderneta – e ao chegar em casa transcreva os dados para sua planilha.

Outra dica importante que ajudará você no futuro para fazer aquela viagem, ou aquisição da casa própria, carro, etc., é não ficar empolgado no final do mês com o saldo positivo e se dar ao luxo de consumir aquilo no mesmo instante. Faça um fundo de investimento de médio a longo prazo para a realização de seus sonhos.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *