Saúde: Dieta Low Carb

Saúde: Dieta Low Carb

Dietas de baixo teor de carboidratos

Há alguma evidência de que uma dieta com baixo teor de carboidratos possa ajudar as pessoas a perder peso mais rapidamente do que uma dieta com baixo teor de gordura ( 31 32) e pode ajudá-los a manter essa perda de peso.

Por exemplo, POUNDS LOST (Preventing Overweight Using Novel Dietary Strategies), um estudo clínico de dois anos de comparação com diferentes estratégias de perda de peso, descobriu que dietas saudáveis ​​que variaram nas proporções de diferentes macronutrientes (carboidratos, proteínas e gorduras) funcionaram igualmente bem a longo prazo, e que não havia vantagem de velocidade para uma dieta em relação a outra. ( 33 )

O estudo DIRECT comparou as dietas com baixo teor de carboidratos, baixo teor de gordura e estilo mediterrâneo e descobriu que, após 2 anos, a perda de peso e a manutenção foram melhores para dietas com baixo teor de carboidratos e estilo mediterrâneo em comparação com dietas com baixo teor de gordura.

As dietas também tiveram diferentes efeitos nos fatores de risco de doença cardíaca.

A dieta com baixo teor de carboidratos foi mais benéfica para baixar os triglicerídeos, a principal partícula portadora de gordura na corrente sangüínea e também entregou o maior impulso no colesterol HDL protetor.

Se estiver interessado em tentar uma dieta com baixo teor de carboidratos, tente incluir algumas frutas, vegetais e grãos integrais para vitaminas, minerais e fitonutrientes essenciais. ( ) Saiba mais sobre dietas saudáveis ​​para perda de peso .

Dietas com baixo teor de carboidratos e doenças cardíacas

Pesquisas mostram que uma dieta moderadamente baixa em carboidratos pode ajudar o coração, desde que as proteínas e as seleções de gordura sejam provenientes de fontes saudáveis.

Um estudo prospectivo de 20 anos sobre 82.802 mulheres analisou a relação entre dietas mais baixas de carboidratos e doenças cardíacas; um estudo posterior analisou dietas de carboidratos mais baixas e risco de diabetes. As mulheres que comiam dietas com baixo teor de carboidratos que eram ricas em fontes vegetais de gordura ou proteína tinham um risco 30 por cento menor de doença cardíaca ( 4 ) e cerca de 20 por cento menor risco de diabetes tipo 2 ( 34 ) em comparação com as mulheres que comiam alto – carboidratos, dietas com baixo teor de gordura. Mas as mulheres que comeram dietas com baixo teor de carboidratos que eram ricas em gorduras ou proteínas animais não viram nenhum desses benefícios. ( 4 , 34 )

Mais evidências dos benefícios do coração de uma abordagem de carboidratos mais baixos vem de um ensaio randomizado conhecido como o Ensaio de ingestão de macronutrientes ideal para saúde cardíaca (OmniHeart). ( 35 ) Uma dieta saudável que substituiu algum carboidrato por proteína ou gordura fez um melhor trabalho de baixar a pressão arterial e o colesterol LDL “ruim” do que uma dieta saudável e com carboidratos mais saudáveis.

Da mesma forma, o pequeno teste de perda de peso “EcoAtkins” comparou uma dieta vegetariana com baixo teor de gordura e carboidratos para uma dieta vegana com baixo teor de carboidratos, que era alta em proteínas e gorduras vegetais. Enquanto a perda de peso era semelhante nas duas dietas, os sujeitos do estudo que seguiram a dieta “EcoAtkins” com baixo teor de carboidratos viram melhorias nos lipídios sanguíneos e na pressão arterial. ( 36 )

Referências

  1. Mozaffarian D, Hao T, Rimm EB, Willett WC, Hu FB. Mudanças na dieta e estilo de vida e aumento de peso a longo prazo em mulheres e homens. N Engl J Med. 2011; 364: 2392-404.
  2. Halton TL, Willett WC, Liu S, et ai. Índice de baixo teor de carboidratos e risco de doença coronária nas mulheres. N Engl J Med. 2006; 355: 1991-2002.
  3. Foster GD, Wyatt HR, Hill JO, et al. Um estudo randomizado de uma dieta com baixo teor de carboidratos para a obesidade. N Engl J Med.2003; 348: 2082-90.
  4. Samaha FF, Iqbal N, Seshadri P, et ai. Um baixo teor de carboidrato em comparação com uma dieta com baixo teor de gordura na obesidade grave. N Engl J Med. 2003; 348: 2074-81.
  5. Sacks FM, Bray GA, Carey VJ, et al. Comparação de dietas com perda de peso com diferentes composições de gorduras, proteínas e carboidratos. N Engl J Med. 2009; 360: 859-73.
  6. Halton TL, Liu S, Manson JE, Hu FB. Índice de dieta com baixo teor de carboidratos e risco de diabetes tipo 2 em mulheres. Am J Clin Nutr.2008; 87: 339-46.
  7. Appel LJ, Sacks FM, Carey VJ, et al. Efeitos da proteína, gordura monoinsaturada e ingestão de carboidratos na pressão arterial e nos lipídios séricos: resultados do estudo randomizado OmniHeart. JAMA. 2005; 294: 2455-64.
  8. Jenkins DJ, Wong JM, Kendall CW, et ai. O efeito de uma dieta baseada em plantas com baixo teor de carboidratos (“Eco-Atkins”) sobre o peso corporal e as concentrações de lipídios no sangue em indivíduos hiperlipidêmicos. Arch Intern Med. 2009; 169: 1046-54.

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Low-Carbohydrate Diets

 

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